RETROFIT DE PESO: EDIFÍCIO COMERCIAL ICÔNICO NO CENTRO DO RIO
/Um belo edifício, de arquitetura marcante, que já viveu momentos de glória no passado e hoje está desgastado pelo tempo, com os ambientes de recepção escuros, frios e sem graça.
Fomos chamados para reverter essa situação e projetar o retrofit das áreas comuns de acesso, envolvendo os pavimentos do térreo, com duas entradas de pedestres pelas ruas, e do 1º subsolo, onde fica a garagem de estacionamento.
EDIFÍCIO BOLSA DO RIO, PRAÇA XV, RIO DE JANEIRO
O conceito do projeto teve como base a conexão e a integração, com o tempo e o espaço, a história e o entorno, o usuário e o edifício. Uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro.
Buscamos uma nova identidade visual, explorando elementos da biofilia e do design contemporâneo.
Nossos principais objetivos: adequar os espaços aos novos usos e tecnologias, atualizar os materiais de acabamento, melhorar a iluminação, valorizar o imóvel e proporcionar bem-estar genuíno aos seus usuários.
O projeto está pronto e a obra já começou. Em pouco tempo, poderemos ver o resultado.
PROJETO: PÉ DIREITO DUPLO COM JARDIM VERTICAL, ILUMINAÇÃO EFICIENTE, PISO CLARO
ANTES: MATERIAIS PESADOS E ESCUROS, ILUMINAÇÃO DEFICIENTE
ANTES
PROJETO: RECEPÇÃO AMPLA, ILUMINAÇÃO EFICIENTE, AMBIENTE ACOLHEDOR
PROjeTO: VALORIZAÇÃO DA MADEIRA E DO DESIGN BRASILEIRO DE MOBILIÁRIO
O jardim vertical ocupará todo o pé-direito duplo e transformará a atmosfera fria e séria do interior do edifício, trazendo frescor e leveza para o dia a dia de quem circula por ali.
O piso de granito Verde Ubatuba será preservado em lugares estratégicos, criando o efeito visual de espelho d’água. Parte dele será substituída por porcelanato off white, para clarear os ambientes e delimitar as áreas de circulação, de acordo com o novo layout. Serão instalados forros de gesso e de madeira, com iluminação embutida e indireta, mais quente, mais agradável e bem distribuída.
A presença da madeira em painéis, pórticos, elementos vazados e forros de mdf trará requinte e contemporaneidade ao edifício.
O lounge, próximo ao hall dos elevadores do 1º subsolo, terá peças de mobiliário brasileiro autênticas, criadas por Sérgio Rodrigues e Jader Almeida, nomes expressivos nacionais, de épocas distintas.
ANTES: MATERIAIS ESCUROS E PESADOS, ILUMINAÇÃO DEFICIENTE
As duas entradas pelas ruas ganharão marquises metálicas, que se conectarão através de uma galeria iluminada por grandes telas tensionadas, dando a sensação de espaço a céu aberto.
PROJETO: entrada da rua do mercado, MARQUISE METÁLICA COM ILUMINAÇÃO, JARDINEIRA COM PLANTAS TROPICAIS
ANTES: FACHADA SEM DESTAQUE PARA A ENTRADA
PROJETO: entrada da orla conde, MARQUISE METÁLICA COM ILUMINAÇÃO, JARDINEIRA COM PLANTAS TROPICAIS
ANTES: ENTRADA BLOQUEADA COM GRADES
PROJETO: GALERIA COMO LIGAÇÃO ENTRE AS 2 ENTRADAS E ACESSO À RECEPÇÃO ATRAVÉS DE PÓRTICO DE MADEIRA
ANTES: RECEPÇÃO COM MATERIAIS ESCUROS E PESADOS, ILUMINAÇÃO DEFICIENTE
A galeria, observada aqui através dos vidros da recepção, funcionará como passarela entre as duas entradas do térreo. Fotografias em preto e branco inseridas no painel de madeira contarão um pouco da história do entorno, iluminadas por grandes telas tensionadas, que parecem rasgar o forro e descortinar o céu. Um espaço para viver e interagir.
PROJETO: GALERIA DE LIGAÇÃO ENTRE AS DUAS ENTRADAS COM FOTOS HISTÓRICAS DA PRAÇA XV, ILUMINAÇÃO COM TELA TENSIONADA
PROJETO: SUBSOLO COM SANCA ILUMINADA PARA AMPLIAR O PÉ DIREITO
PROJETO: SUBSOLO, ACESSO AO HALL DE ELEVADORES
PROJETO: PASSARELA PARA O NOVO ACESSO PELO TÉRREO AO HALL DE ELEVADORES
As calçadas de pedras portuguesas são destaque na paisagem carioca desde o início do século XX. Muito além de Copacabana, o calçadão da Praça XV, no centro histórico do Rio, exibe um enorme mosaico geométrico em três cores.
PROJETO: painel de mosaico português, rECEPÇÃO BEM ILUMINADA E PAINEL DE LED
Nossa proposta foi reverenciar esse material, levando as pedras do exterior para dentro do edifício. Não no piso, mas como revestimento da parede frontal da recepção. Optamos por usar apenas as brancas, para criar um visual mais leve e claro. Sua textura (bruta na medida certa para transmitir solidez e não se tornar agressiva) será valorizada pela sanca de iluminação indireta, que ‘lavará’ toda a extensão da parede, como costumamos dizer. Painéis laterais de madeira darão o acabamento mais suave e o contraste cromático para ‘esquentar’ o ambiente e proporcionar uma experiência sensorial e acolhedora.
ANTES: SEM ACESSO AOS ELEVADORES, MATERIAiS ESCUROS, ILUMINAÇÃO DEFICIENTE
mOSAICO PORTUGUÊS NA PRAÇA XV
PISO DE MOSAICO PORTUGUÊS EM 3 CORES DA PRAÇA XV