MAIS COR NA CASA DE PRAIA: CLIMA TROPICAL

PORTÃO DA CASA DE PRAIA DESGASTADO

PORTÃO DA CASA DE PRAIA DESGASTADO

O horário de verão chegou e muita gente já está sonhando com alguns belos dias de descanso na praia. Quem tem casa no litoral precisa cuidar bem do patrimônio e sabe que prevenir é sempre mais fácil e mais barato do que remediar. Então, que tal fazer aquela manutenção de rotina, deixar tudo em ordem e aproveitar para dar uma repaginada bacana, antes que o calor venha para ficar? Essa é uma ótima oportunidade para lixar e envernizar as madeiras, mudar a cor das paredes e transformar o astral do lugar.

CECÍLIA E ANTÔNIO CARLOS

CECÍLIA E ANTÔNIO CARLOS

A Cecília e o Antônio Carlos decidiram inovar e pediram a nossa ajuda. Eles já estão casados há bastante tempo, tem dois filhos adultos e gostam de encher a casa de praia com a família e com os amigos. São muito alegres e falantes.

O casal costuma receber seus convidados de forma descontraída, sempre na varanda, onde ficam a churrasqueira e o forno de pizza. Quando fizeram a reforma da casa e colocaram as novas esquadrias de madeira (que são lindas!), eles tiveram medo de ousar e pintaram todas as paredes externas com um tom de verde bem clarinho, quase off-white. Agora eles cansaram da cor e querem algo mais forte em alguma parede, que tenha energia e personalidade.

PAREDE EXTERNA EM TOM DE VERDE CLARO ACINZENTADO

PAREDE EXTERNA EM TOM DE VERDE CLARO ACINZENTADO

O primeiro passo foi definir onde aplicar a cor intensa. Decidimos que será nas paredes mais vistas por todos e que também são as mais desconectadas fisicamente do volume principal da casa (que permanecerá claro) ou seja, aquelas onde ficam as bancadas da churrasqueira e do forno a lenha.

ÁREA EXTERNA COM CHURRASQUEIRA E FORNO DE PIZZA

ÁREA EXTERNA COM CHURRASQUEIRA E FORNO DE PIZZA

MESA E CADEIRAS DE MADEIRA – SIMPLES E ACONCHEGANTE

MESA E CADEIRAS DE MADEIRA – SIMPLES E ACONCHEGANTE

Em seguida, analisamos os elementos existentes que não deverão ser substituídos: o revestimento de tijolinhos; as esquadrias, os armários e os móveis de madeira; a bancada de granito e o piso de cerâmica. Todos neutros e fáceis de combinar. Isso nos deu liberdade para buscar referência no jardim lateral com helicônias de cores vibrantes e na louça da casa, com metade dos pratos verde e metade vermelha.

AMBIENTE DE ESTAR NA VARANDA

AMBIENTE DE ESTAR NA VARANDA

JARDIM COM HELICÔNIAS

JARDIM COM HELICÔNIAS

LOUÇAS E UTENSÍLIOS NAS CORES VERDE E VERMELHO

LOUÇAS E UTENSÍLIOS NAS CORES VERDE E VERMELHO

E foi a partir daí que restringimos o nosso leque de cores: ou verde ou vermelho. Diante das inúmeras opções do catálogo de tintas, selecionamos as mais solares, depois buscamos as menos cansativas e enfim chegamos a duas, com nomes igualmente deliciosos: ‘Capim Cidreira’ e ‘Melancia’.

Em princípio, a Cecília preferiu o ‘Capim Cidreira’. Depois mudou de ideia e escolheu a ‘Melancia’. Nós apoiamos e adoramos a decisão. Afinal, o verde está muito presente no jardim e a casa já tinha antes as paredes verdes, embora fosse um tom bem pálido e acinzentado. Sem falar que o vermelho aberto tem tudo a ver com a personalidade do casal. Finalmente, para harmonizar com a ‘Melancia’ a eleita foi ‘Flocos de Arroz’, que iluminará com suavidade as demais paredes.

HARMONIA ENTRE AS CORES DAS TINTAS ‘FLOCOS DE ARROZ’ E ‘MELANCIA’

HARMONIA ENTRE AS CORES DAS TINTAS ‘FLOCOS DE ARROZ’ E ‘MELANCIA’

Veja o lindo moodboard que montamos para a área externa, a partir das cores escolhidas:

Moodboard Casa de Praia ACL.png

Agora é partir pra ação e depois conferir o resultado. Certamente esse Reveillon será mais colorido e ainda mais vibrante, prometendo muita energia para os novos dias!