BATE SOL NESSA FACHADA?
/Essa é uma das primeiras perguntas feitas por quem vai visitar um apartamento para comprar. Ou deveria ser, já que o sol é um grande “valorizador” de imóveis!
APTO. BROOKLIN - SÃO PAULO - SP - PROJETO E EXECUÇÃO UC ARQUITETURA
A incidência dos raios solares em uma fachada é tão importante porque a sua luz e calor são elementos fundamentais à nossa vida. Entre os seus principais benefícios, eles ajudam a eliminar ácaros e outros micro-organismos que afetam diretamente a higiene e a saúde física dos moradores, evitando doenças respiratórias e alérgicas. Ambientes escuros e úmidos são, ao contrário, excelentes para criação de mofo e para deterioração de materiais frágeis, como papel. O sol também pode influenciar o nosso estado emocional. Locais bem iluminados e com temperatura agradável transmitem sensação de bem-estar e tendem a elevar qualquer astral!
Morar em um apartamento ou casa que seja gostoso, claro, com bastante luz natural é o que todos nós queremos. Por isso, é fundamental escolher bem o imóvel antes de concretizar a compra (ou mesmo o aluguel).
Você já percebeu que a posição em que o sol nasce, ou se põe, muda constantemente a cada dia? E não é pouco. Muitas vezes uma janela de um quarto, por exemplo, recebe luz do sol apenas durante uma pequena parte do ano.
APTO. JARDIM PAULISTA - SÃO PAULO - SP - PROJETO UC ARQUITETURA
Sendo assim, se você pensa em comprar um apartamento, não basta visitá-lo ou ir ao stand de vendas para observar o sol em um determinado dia e horário. Dependendo da hora e ao longo de todo o ano, a situação irá mudar. Pense que você pode ter ido no momento mais favorável ou na pior situação possível e isso poderá impactar na sua decisão.
Qualquer que seja a orientação da fachada a ser analisada, o sol fará um caminho aparente no céu em relação a ela. E você pode prever com qual inclinação e durante quanto tempo o sol incidirá nessa fachada ao longo do dia.
O Diagrama Solar é a ferramenta que demonstra o caminho do sol na abóbada celeste ao longo dos dias e ao longo do ano e, claro, numa determinada latitude.
Este ao lado é o da latitude -23,61, da cidade de São Paulo. O círculo representa o horizonte e há nele os 4 pontos cardeais: leste (L), norte (N), oeste (O) e sul (S).
Para entender melhor, imagine uma meia esfera, apoiada na parte de baixo, plana. A parte de cima dessa meia esfera representa o céu, ou seja, a abóbada celeste. Imagine-se no centro da figura. As linhas azuis ilustram o movimento do sol ao longo do ano e ao longo dos dias. Veja ali as anotações de datas e de horas. A área com linhas vermelhas mostra uma situação em que a fachada esteja voltada ao norte e, portanto, na direção leste-oeste.
Diagramas solares ajudam arquitetos a posicionar os cômodos no projeto e, também, permitem conhecer melhor a insolação num apartamento ou numa casa antes da compra.
Com essa ferramenta conseguimos prever a incidência do sol em qualquer fachada, em qualquer lugar.
Quer saber mais? Tratamos exatamente sobre esse assunto no episódio 1 da série ‘APÊ NA PLANTA: UMA COMPRA CONSCIENTE’. Falamos sobre os motivos que fazem a luz e o calor do sol tão importantes e também ensinamos com mais detalhes a avaliar a insolação num apartamento usando diagramas solares. Você aprenderá a verificar a incidência do sol para qualquer ambiente do apartamento. Assim, terá mais segurança para tomar uma decisão de compra.
Aproveite e faça agora a sua inscrição para receber gratuitamente esse conteúdo. A série completa abordará 4 assuntos importantes: SOL, PLANTA, LOCALIZAÇÃO e ÁREAS COMUNS do condomínio. Para cada episódio você receberá o material em vídeo e também uma apostila em PDF, para ler e consultar quando quiser.
Clique no botão para solicitar o seu.
EPISÓDIO 1 - SOL
EPISÓDIO 2 - PLANTA