BRINQUEDOTECA: CRIAMOS UM ESPAÇO MÁGICO
/Era uma vez, num pedacinho tranquilo dos Jardins, um edifício antigo e muito charmoso. Naquele lugar moravam só casais um pouco mais velhos porque os seus filhos já tinham crescido o suficiente para viver nas suas próprias casas.
Mas, de uns tempos pra cá, isso começou a mudar. Várias famílias jovens, com crianças pequenas, alegres e muito ativas descobriram que os apartamentos eram grandes e confortáveis e, assim, decidiram que lá seria um bom lugar para viver.
Todos estavam felizes, mas começaram a perceber que faltava alguma coisa...
PORTÃO DE ENTRADA DO EDIFÍCIO
... um lugar em que as crianças pudessem se encontrar e brincar: uma brinquedoteca!
Claro! No térreo do edifício havia dois salões espaçosos e desocupados, sem utilidade nenhuma. Os adultos já tinham se organizado e comprado alguns equipamentos para montar uma academia de ginástica em um deles (o que era maior). Mesmo assim, poucos usavam essa sala e a outra continuava vazia. Depois, eles fizeram uma vaquinha e colocaram alguns brinquedos no pátio, que ficava lá no fundo do prédio. Acontece que, nos dias de chuva, a garotada tinha que ficar dentro do apartamento mesmo.
Foi então que eles nos chamaram. E fizeram um pedido: nós queremos que vocês façam uma brinquedoteca para as nossas crianças! E nós fizemos! Criar, projetar, planejar a obra e fazer acontecer é com a gente mesmo!
Os brinquedos que já tinham sido comprados para a área externa eram todos nas cores primárias: vermelho, azul, amarelo e verde. Para criar uma identidade visual entre o playground e a brinquedoteca nós escolhemos seguir a mesma paleta de cores. E montamos um moodboard bem alegre, com alguns elementos que fariam parte da nossa proposta: os papéis de parede coordenados, os baldinhos para lápis embutidos na prateleira, a pista de corrida e a marcenaria em madeira clara. Eles toparam!
Só tinha um problema: a sala de ginástica dos adultos ficava bem em frente aos brinquedos e a salinha que tinham reservado para as crianças ficava do outro lado do hall social do prédio, que é enorme. Não fazia sentido nenhum. Fizemos a proposta e, como num passe de mágica, os equipamentos da academia foram transferidos para a sala da frente e o espaço que a gente tanto queria ficou livre para podermos trabalhar.
PLAYGROUND - ÁREA EXTERNA
SALÃO ANTES DA REFORMA - ACADEMIA
SALÃO ANTES DA REFORMA - ACADEMIA
Nossa proposta para a brinquedoteca procurou aproveitar ao máximo a área disponível do salão, com conforto para as crianças e estímulo à criatividade. Criamos um ambiente lúdico e atraente, para despertar o interesse e gerar conexão com os usuários mirins.
Olha só como ficou o projeto:
PLANTA DA BRINQUEDOTECA
ELEVAÇÕES DA BRINQUEDOTECA
Setorizamos o layout em função da idade e das atividades. Para proteger os menores e delimitar os espaços, criamos uma pista no piso bem divertida. Assim, ficou fácil identificar e respeitar a área de circulação que leva desde a entrada da sala até o pátio externo.
Agora, respira fundo e se prepara, porque vamos te mostrar como ficou a brinquedoteca!
BRINQUEDOTECA - VISÃO GERAL
No mundo da fantasia, essa transformação aconteceria assim, com o simples toque de uma varinha de condão. Na realidade, nós levamos um tempo um pouquinho maior. Detalhamos todo o projeto, fizemos todos os orçamentos, revisamos o projeto para adequá-lo à verba disponível do condomínio (sim, tivemos que cortar alguns itens e substituir outros), refizemos os orçamentos, montamos o cronograma, alinhamos as datas com os prestadores de serviço, as entregas com os fornecedores e executamos toda a obra. Ufa!
INFILTRAÇÃO TRATADA - PONTOS DE ELÉTRICA DESLOCADOS
INSTALAÇÃO DOS PENDENTES
RASPAGEM DO PISO
Pensando em gerar o mínimo de resíduos, respeitar os elementos arquitetônicos do projeto original e, ainda, fazer economia para o condomínio, nós mantivemos a configuração do espaço. Aproveitamos para tratar as áreas de parede com infiltração, deslocamos algumas tomadas e pontos de iluminação e embutimos a fiação que estava externa. Restauramos o piso de madeira e mantivemos o forro de gesso existente. Ah, mas pintamos ele de azul, pra parecer um céu! Nós caprichamos na marcenaria, na pintura, nas luminárias e nos papéis de parede. E desenhamos um adesivo em forma de pista, para delimitar as áreas de circulação e uso dos espaços e ainda, de quebra, iniciar a educação para o trânsito.
INSTALAÇÃO DA MARCENARIA
INSTALAÇÃO DO ADESIVO
LAVABO ANTES
LAVABO DEPOIS
Perto da copa ficou a mesinha menor e mais baixa, que serve para os lanchinhos. Ao seu lado distribuímos placas coloridas de EVA no chão para os bebês. Em seguida, colocamos a mesa para artes plásticas e jogos, iluminada por pendentes minimalistas de várias cores e alturas. Perto dela ficou um aparador de apoio para papéis e tintas, que ganhou uma prateleira suspensa com baldinhos para lápis. Eles ficam apoiados em furos circulares, mas estão soltos e podem ser levados até a mesa. Do outro lado, projetamos uma casinha com lousa e bancos laterais. Desenhamos também um baú, com almofadas de assento e encosto azuis com botões vermelhos, que faz as vezes de sofá para os adultos.
BRINQUEDOTECA - VISÃO GERAL SUPERIOR
Projetamos todo o mobiliário com ergonomia adequada ao tamanho dos pequenos. Criamos armários baixos e prateleiras para facilitar a organização dos livros, brinquedos e materiais de artes. Cada um pode escolher o que pegar, brincar e depois guardar no mesmo lugar. Acreditamos que esse cuidado com o coletivo pode se tornar um aprendizado para a vida.
SOFÁ E BAÚ PARA BRINQUEDOS
CASINHA COM LOUSA
DETALHE DA ILUMINAÇÃO
ARMÁRIO E ESTANTE
MESA DE ARTES E PENDENTES COLORIDOS
MESINHA DAS CRIANÇAS MENORES
ESPAÇO BEBÊS - PAINEL DESENHADO PELA UC
CÉU AZUL COM PENDENTES COLORIDOS
O melhor de tudo é quando vamos até lá e somos observados pelas crianças com aqueles olhinhos brilhantes e alegres... e tratados como verdadeiros artistas e mágicos!
Valeu cada minuto de dedicação!
A FELICIDADE ESTAMPADA NO ROSTO DOS ARQUITETOS MONICA UNGARETTI E FRED COSTACURTA, DA UC ARQUITETURA. MISSÃO CUMPRIDA! BRINQUEDOTECA É UM SUCESSO!