Banheiros novos na casa de praia: ótimo resultado, custo reduzido!
/Depois que postamos no Instagram a reforma de um banheiro que fizemos na Barra do Sahy, tivemos muitos pedidos para que mostrássemos um pouco mais desse projeto. Então, vamos lá!
A casa foi construída há cerca de 30 anos, de forma bem rústica. Fizemos uma reforma geral, procurando manter o seu espírito descontraído, mas tirando o peso da idade e deixando os ambientes mais claros e alegres.
BLOCO 2 ANTES DA REFORMA
ANTES DA REFORMA
Hoje vamos nos concentrar nos banheiros das quatro suítes, que ficam no bloco de trás, sendo dois no térreo e dois no pavimento superior. Todos tinham piso de cerâmica 10x10 com rejuntes largos (típico daquela época), encardidos e difíceis de manter limpos, principalmente na área do chuveiro. Para completar, o piso dos banheiros do pavimento superior eram pretos, o que escurecia bastante esses ambientes.
Todas as paredes eram bastante irregulares, com acabamento apenas na massa grossa e tinta PVA branca. (Aqui vale um alerta importante: não vale a pena economizar na tinta do banheiro! Se você optar por pintura, lembre-se que a tinta deve ser adequada às condições do ambiente e, nesse caso, resistir à umidade. Nas paredes do box, em especial, recomendamos colocar um revestimento cerâmico ou porcelanato, para garantir a proteção necessária).
Um ponto positivo dos banheiros era a quantidade de janelas, que deixavam a luz do sol entrar e promoviam uma ótima circulação de ar. O problema é que as esquadrias estavam presas a grandes batentes de madeira, tomados por cupins.
As bancadas eram de madeira natural escura, com cuba de sobrepor. Resultado: a água sempre espirrava, molhando a madeira, que precisava de manutenção constante no verniz.
Nos banheiros do térreo, as bancadas eram pequenas e chanfradas, ficando em um canto de parede em frente à porta, enquanto sobrava muito espaço vazio.
BANHEIRO DO TÉRREO ANTES DA REFORMA
Agora que você já entendeu como eram os banheiros, vamos à obra!
Retiramos os pisos, os forros e batentes de madeira, as louças, bancadas e assessórios. Regularizamos as paredes mais tortas para receber as novas bancadas e o revestimento dos boxes. Substituímos o encanamento antigo e reposicionamos os pontos hidráulicos e elétricos.
ELIMINAMOS OS CHANFROS NOS CANTOS DOS BANHEIROS DO TÉRREO
ESTE É O MOODBOARD DE ACABAMENTOS QUE MONTAMOS PARA O PROJETO
Assentamos a cerâmica nas paredes do box. Escolhemos um padrão retangular, na cor branca, que remete à areia da praia, com leves ondulações. Ficou incrível!
Assentamos o porcelanato amadeirado do piso, com rejunte mínimo e rodapé alto. Escolhemos um tom claro, com leve pátina branca, que aquece sem pesar o visual. Não temos preconceito na hora de especificar esse tipo de produto. É a tecnologia trabalhando a favor do meio ambiente. A natureza agradece!
Para fazer o tampo, a saia e o frontão da bancada, optamos por um mármore branco de ótimo custo, que encontramos em uma marmoraria da região. Com alguns veios verdes muito suaves, o que poderia ser motivo de descarte, neste caso caiu como uma luva. Realmente, um achado!
GABINETE COM NICHO E GRELHA PARA VENTILAÇÃO
Projetamos os gabinetes em MDF especial para áreas molhadas. Criamos um nicho coringa, que serve para armazenar toalhas extras, papel higiênico e até para deixar a nécessaire da temporada. Para ventilar o compartimento interno dos armários, criamos detalhes com grelhas vazadas de alumínio branco.
Pintamos as portas e janelas em um tom de verde das folhagens locais, integrando o interior da casa à área externa.
Instalamos bacias com caixa acoplada, que economizam água e facilitam a manutenção. Acrescentamos também uma ducha higiênica em cada um dos banheiros.
PAVIEMENTO SUPERIOR
PAVIMENTO TÉRREO