Agora queremos compartilhar com você um pouco do nosso conhecimento. Esperamos que esse post seja bastante útil e sirva de alavanca para te levar até a conquista do seu cinema particular. Reunimos 10 medidas importantes para considerar na execução de um home-theater. Aproveite!
1- PONTOS - Distribua os pontos elétricos de acordo com a posição dos aparelhos. É importante deixar uma tubulação larga (ou duas, conforme o projeto) ligando as caixinhas inferiores às superiores que ficarão atrás da tv. Recomendamos que seja embutida na parede. Deixe também uma tubulação seca no forro conectada à central de som para a passagem dos fios até as caixas acústicas.
2- ALTURA DA TV – A altura ideal da tv é aquela em que o ponto mediano do aparelho fique na altura dos olhos da pessoa sentada. Geralmente está entre 0.90 m e 1.10 m. Considerando uma pessoa com 1.70 m de altura, o eixo da tv deve ficar a 1.00 m do piso.
3- DISTÂNCIA DA TV EM RELAÇÃO AO SOFÁ – Varia de acordo com o tamanho da tela. Existem algumas tabelas disponíveis na internet, mas em nossos projetos consultamos sempre um profissional de áudio e vídeo para orientar na escolha dos equipamentos. Antes de existirem as tvs Full HD, a proximidade do aparelho causava uma percepção distorcida da imagem, mostrando os pixels da sua composição. Nos monitores modernos esse problema não existe, mas lembre-se que deve haver distância suficiente do sofá para enxergar toda a tela e, assim, evitar o incômodo de acompanhar a imagem com movimentos constantes de pescoço ou dos olhos.
4- FUNDO REMOVÍVEL – Ao projetar o móvel para os equipamentos (receiver, apple tv, etc.) deve-se prever um fundo removível que facilitará a conexão e desconexão entre eles. Esse detalhe auxilia a instalação e facilita a futura troca de equipamentos.
5- SUBWOOFER – O subwoofer é o equipamento responsável pelos sons graves. Para evitar trepidações que prejudicam a qualidade do áudio ele deve ser apoiado diretamente no piso ou sobre uma base de madeira maciça.
6- FORRO DE GESSO – O forro é um ótimo recurso para esconder os conduítes, embutir as caixas de som traseiras, criar iluminação indireta e esconder os trilhos das cortinas.
7- SOFÁ – Para garantir maior conforto, o sofá principal deve estar em frente à tv e possuir almofadas de encosto altas, que apoiem bem as costas e, se possível, a cabeça.
8- ILUMINAÇÃO – A iluminação ideal é a indireta. Deve-se evitar a colocação de spots embutidos em frente à tela da tv, porque a luz reflete na imagem. Recomendamos a utilização de recortes no forro combinados a abajures ou luminárias de piso.
9- BLACKOUT – A visualização das imagens nas tvs atuais não é tão afetada pela claridade ou incidência de luz solar, mas quando a janela fica em frente ao aparelho, a utilização de um blackout proporciona muito mais conforto visual. São vários os tipos de blackout disponíveis no mercado, desde os mais simples (para ficarem escondidos atrás da cortina) até os mais sofisticados e bonitos.
10- REVESTIMENTOS – Uma solução que alia beleza e eficiência é revestir as paredes com elementos acústicos. Pode ser uma trama de fibra pintada, um papel de parede ou até módulos coloridos compostos de cortiça (bem diferentes daquela cortiça tradicional). Aqui vai uma dica: se o painel ou parede do fundo da tv for escuro, não chamará a atenção para si, deixando prevalecer a imagem do vídeo e proporcionando uma experiência mais intensa.
Gostou? Com essas orientações, acreditamos que você esteja mais preparado para acompanhar o planejamento e a execução do seu home-theater e, assim, viver experiências incríveis. Veja mais fotos de alguns projetos que fizemos: